Com a chegada da temporada de verão a concessionária Águas de Bombinhas planejou ações focadas para atender moradores e turistas. Ao longo do ano a empresa investiu em melhorias de infraestrutura de rede, limpeza de cisterna e rede de esgoto, minimizando o risco de incidentes e preparando a cidade para a chegada dos visitantes. Para o verão 2018 a empresa também contratou caminhões-pipa, que estarão de plantão nos dias mais movimentados do ano.

Uma das ações promovidas pela concessionária é a limpeza da rede de esgoto. Na região do Centro, por exemplo, foi realizada a retirada do excesso de areia da rede, este trabalho é realizado para reduzir os riscos de obstrução. A empresa também vem realizando reforços de rede, que nada mais são do que a implantação  de novas tubulações, maiores e com capacidade de transportar mais água.

"Os reforços acontecem em diversos bairros da cidade como José Amândio, Bombas, Mariscal, Canto Grande, Sertãozinho, Morrinhos e Zimbros", explica o coordenador da unidade, Jader Milanez dos Santos. "Nossas equipes também realizaram o trabalho de instalação de novos registros nas redes, que permitiram menor perda de água e impactos para a população em eventuais rompimentos de rede", completa.

Sobre os caminhões-pipa, o coordenador explica que uma empresa foi contratada para prestação do serviço em momentos emergenciais. Serão instalados dois pontos adicionais de abastecimento de água em diferentes regiões de Bombinhas, para agilizar a logística de distribuição.

Outro ponto importante do plano para o verão é o Centro de Controle Operacional (CCO). Este setor, que está em fase de implantação irá funcionar 24 horas dentro da concessionária. Sua função é monitorar de forma online as unidades operacionais e as pressões das redes em todos os bairros, desta forma, se houver algum problema ou irregularidade as equipes serão acionadas e direcionadas imediatamente para solucionar.

Por fim, ainda de acordo com Jader, a Águas de Bombinhas fez a locação de geradores de energia elétrica nas principais unidades operacionais. Isso porque, com o número extra de turistas e moradores é comum que ocorram quedas de energia na cidade. Com os geradores, o trabalho interno não será prejudicado. 

A concessionária Águas de Bombinhas ressalta que, apesar de não medir esforços direcionados à melhorias no sistema distribuição de água e nova captação e estação de tratamento, ainda permanece dependente da importação de água de Porto Belo nesta temporada de verão. Portanto, alerta que o risco de desabastecimento por este motivo torna-se iminente. Sendo assim, a concessionária pede atenção dos clientes e solicita que moradores e turistas mantenham a reservação e façam uso consciente da água.

Novo sistema de abastecimento de Bombinhas 

Uma das ações mais importantes deste ano foi o início das obras do novo sistema de abastecimento, que vão tornar Bombinhas 100% independente em recursos hídricos. Há algumas décadas que o município sofre com a constante falta de água no verão. Bombinhas conta com um sistema de abastecimento insuficiente para atender a demanda da cidade, mesmo fora da temporada.

Aproximadamente 85% da água que abastece o município é importada do município vizinho de Porto Belo. Comprometida em resolver o problema crônico e histórico de abastecimento, a Águas de Bombinhas antecipou importantes investimentos e iniciou as obras, que devem ser concluídas em tempo recorde – até fevereiro de 2018. Em outras palavras, pode-se confirmar que este será o último verão no qual Bombinhas importa água de outro município, conforme explica o diretor presidente da empresa, Ricardo Miranda. 


"Para Bombinhas, a nova captação é uma garantia de desenvolvimento e consolidação da cidade como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Esta é a solução para resolver o problema de uma vez por todas", completa. 

Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 50 milhões. O novo sistema de água tratada de Bombinhas terá a captação no Rio Tijucas, onde uma nova adutora levará água bruta até o município para a Estação de Tratamento de Água (ETA). Ao todo, serão 27 quilômetros de tubulação e todo o projeto vem sendo desenvolvido para causar o menor impacto ambiental e social possível. O trajeto da adutora segue, na maior parte, por áreas rurais e com menor intervenção nas áreas mais urbanizadas. 

Entre em contato

Para entrar em contato com a Águas de Bombinhas é possível enviar mensagens através do aplicativo WhatsApp, no número 47 99234 1414. O serviço, que também estará disponível durante o verão, tem o objetivo de dar ainda mais agilidade ao atendimento aos clientes.

Além deste, também é possível ligar no número 0800 595 4444, que continua em operação normalmente, e ao atendimento presencial na unidade, localizada na Avenida Falcão, nº 844 – Bombas.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA