O Centro Regional de Gerenciamento de Desastres em Blumenau (Cigerd), no Vale do Itajaí, foi inaugurado na noite de quinta-feira (8). Segundo a Defesa Civil, o centro ajuda a enfrentar situações de emergência com mais agilidade. No local são definidas ações e estratégias durante um desastre natural. Este é o primeiro inaugurado no estado.

"O objetivo é interligar todo o Estado. Em Florianópolis, estamos finalizando o Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres, onde a Defesa Civil irá trabalhar de forma integrada com as outras secretarias facilitando e direcionando as ações em crises", explica o secretário de Estado da Defesa Civil, Rodrigo Moratelli.

O investimento foi de R$ 853.082,57. A estrutura de 160 metros é de ferro galvanizado e conta com sala de reunião, equipamentos modernos, garagem, banheiro e cozinha. O local se mantém em funcionamento mesmo em caso de falta de energia elétrica. O Centro de Blumenau deve atender 14 municípios.

Segundo o secretário, o projeto é uma das iniciativas de mais destaque da área no país. Além de Centro de Blumenau, outros 19 centros Regional de Gerenciamento de Desastres estão sendo instalados no estado. Nesta sexta-feira (9) será inaugurado o centro regional de Curitibanos.

Todos devem ter sala de situação com tecnologia no repasse de dados para a base, em Florianópolis. A expectativa é de tivessem concluídos em 2017.

COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais