I

Nesta terça-feira (5), voltam a ser realizadas cirurgias eletivas nos hospitais do estado de Santa Catarina. No entanto, os procedimentos não estão entre as 930 operações suspensas, incluindo da rede privada, durante a greve dos caminhoneiros. Até o início da tarde desta segunda (4), após 11 dias do cancelamento, o governo estadual ainda não tinha cronograma para atender esses pacientes.

No dia 25 de maio, o secretário Acélio Casagrande tomou a medida da suspensão para garantir que não faltassem remédios e insumos nos prontos-socorros e nas Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Já na maioria dos hospitais filantrópicos, as cirurgias foram retomadas nesta segunda.

A Secretaria de Estado da Saúde realizou uma reunião na manhã desta segunda com diretores de hospitais para definir novas datas para as cirurgias canceladas por causa da greve, mas do encontro não saiu um cronograma. A pasta informou que busca definições com todos os setores e áreas e assim que tiver as novas datas fará a divulgação.

Durante a paralisação dos caminhoneiros, duas mil cirurgias foram suspensas em 10 unidades. Segundo a Associação e Federação dos Hospitais e Federação das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos do estado, a maioria das unidades filantrópicas retomou nesta segunda as atividades e faz o reagendamento de cirurgias. Apenas os hospitais de Xanxerê e de Jaraguá do Sul aguardam a chegada de materiais cirúrgicos e medicamentos.

A orientação é que os pacientes que tiveram procedimentos cancelados aguardem a ligação da unidade hospitalar.

O Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) de Florianópolis também retomou as cirurgias eletivas nesta segunda.

COMENTE ESSA HISTÓRIA