Hoje muita gente está em busca de ser um profissional melhor. E em tempos de crise, com a concorrência intensa em todos os setores, é preciso realmente dedicação para crescer e se manter no mercado de trabalho. Porém, existe uma questão imprescindível em qualquer tempo, seja de crise ou não. “As empresas estão cada vez mais atentas ao lado humano de cada profissional. Todos têm sentimentos e não existe problema em demonstrar isso em situações dentro do ambiente corporativo. Afinal, colaboradores, clientes e todos os envolvidos no trabalho de uma organização não são apenas números. O importante é orientar como se pode fazer isso da melhor maneira para que todos consigam evoluir”, aponta a coach da Effecta Coaching, Janaina Manfredini.
O modelo de atendimento humanizado é uma prática diária na Sorella Consultoria e Corretora de Seguros, por exemplo. O foco da empresa é a venda de seguro, sejam eles de residência, carro, vida ou saúde e são sempre idealizados para as pessoas. A empatia por parte do funcionário na hora de atender e entender os problemas e as inquietudes do cliente é parte fundamental do processo. “Quando ocorre um sinistro, acabamos lidando justamente com as situações que mais envolvem a emoção. O segurado já precisa lidar com a perda afetiva e com a dor. Precisamos ser mais humanos e praticar diariamente a empatia, de modo a conseguirmos dar a melhor e a mais rápida solução para que o segurado não enfrente uma perda financeira”, explica a especialista em seguros da Sorella, Lourdes Valle.
Para Lourdes, oferecer um atendimento humanizado ao cliente reforça o respeito e o zelo pelo patrimônio do próximo, seja este material ou pessoal. É por isso que compreender as emoções do segurado vai além dos papéis burocráticos da empresa. “Acompanhamos até mesmo em uma consulta médica, por exemplo, para prestar orientações ao cliente. São muitas histórias ao longo dos anos. Já pagamos conta de energia elétrica para um segurado que estava acidentado e sem receber o salário, já transferimos um cliente para um hospital privado após um grave acidente para agilizar uma cirurgia, entre tantos outros relatos”, revela.
No atendimento aos sinistros é preciso buscar um equilíbrio entre colocar-se no lugar do beneficiário, que sofre com a perda, e, ao mesmo tempo, manter a objetividade para poder ajudar da melhor forma na parte técnica. Na Sorella, as principais características de um bom atendimento envolvem compreensão das dores, das preocupações e dos valores de outra pessoa. Afinal, colocar-se no lugar do outro é fundamental para a vida em sociedade.
“Promover um ambiente mais humanizado não é sinônimo de abrir mão dos resultados ou de deixar os objetivos da empresa (gerar lucro e renda) em segundo plano. Tampouco significa transformar a sua empresa num local onde tudo é perfeito e as pessoas estão o tempo inteiro sorridentes e tranquilas. Aliar humanidade e resultados é bem possível sim, quando feito do jeito certo e, especialmente, pelos motivos certos. É essencial tratar com humanidade todos tanto em bons tempos, quanto em tempos de turbulência,”, finaliza Janaina Manfredini.
O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo. Quer receber as notícias em primeira mão? Participe do nosso canal no Telegram: https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)
COMENTE ESSA HISTÓRIA
Geral
UniAvan oferta atendimento psicológico a profissionais da ONG Viva Bicho
08/04/2021 - 07H00MIN
Geral
UniAvan lança primeiro carro elétrico da região para competição nacional
09/12/2019 - 16H45MIN
Geral
Havan adquire transelevador de última geração para o CDH, em Barra Velha
16/10/2019 - 14H42MIN
Geral
Itajaí: Crianças com autismo participam de oficinas de música na Univali
02/04/2019 - 15H13MIN
Geral
Grupo da Univali apresenta-se em congressos sobre microbiologia na Índia
10/12/2018 - 16H51MIN
Geral
Acibalc é certificada por sua Responsabilidade Social em evento na ALESC
04/12/2018 - 14H42MIN
Geral
Grupo de Relações Internacionais da Univali participa de evento na China
18/10/2018 - 15H41MIN
Geral
Faculdade Avantis promove palestra sobre o uso de insetos na gastronomia
04/10/2018 - 16H56MIN
Geral
Campus Balneário Camboriú terá curso de língua portuguesa para migrantes
10/09/2018 - 10H25MIN
Geral
Fundação Cultural de Camboriú inicia campanha para arrecadação de livros
19/06/2018 - 10H32MIN
Geral
Itajaí recebe primeira Escola de Tecnologia para crianças e adolescentes
08/01/2018 - 13H55MIN
Geral
Observatório Social de BC vai monitorar atuação dos Conselhos Municipais
09/12/2017 - 14H42MIN
Geral
Ingredientes especiais incrementam receitas de aves para a ceia de Natal
03/12/2017 - 12H05MIN
Geral
Univali de BC sedia Fórum Científico de Gastronomia, Turismo e Hotelaria
27/11/2017 - 17H51MIN
Geral
Portal da Defesa Civil de Rio do Sul receberá mais um prêmio de inovação
09/11/2017 - 14H00MIN
Geral
Logística com alta tecnologia garante importação de equipamentos médicos
31/10/2017 - 14H32MIN
Geral
Mais de 570 alunos da rede municipal de Piçarras realizam a Prova Brasil
25/10/2017 - 08H51MIN
Geral
Itajaí e Navegantes poderão ter baixa pressão nesta terça e quarta-feira
12/09/2017 - 10H01MIN
Geral
Mulheres agricultoras de Itajaí visitam produção de Pancs, em Porto Belo
11/09/2017 - 10H01MIN
Geral
Representantes do Ministério dos Transportes estarão em ITJ nesta semana
29/08/2017 - 08H53MIN
Geral
Hospital Marieta reforça campanha de doações para reduzir déficit mensal
10/08/2017 - 08H10MIN
Geral
Inscrições para curso do Conservatório de Música abrem na próxima semana
20/07/2017 - 17H44MIN
Geral
Costa Verde & Mar divulga atrativos turísticos para a Tríplice Fronteira
21/06/2017 - 13H01MIN
Geral
Modelo de Balneário Camboriú é eleita Miss Brasil Plus Size Oficial 2017
09/06/2017 - 10H45MIN
Geral
Mais um caso importado de chikungunya é registrado em Balneário Camboriú
05/06/2017 - 17H23MIN
Geral
Núcleo de Tecnologia da ACII realiza Semana de Coleta de Lixo Eletrônico
04/06/2017 - 11H52MIN
Geral
Andreas Von Richthofen é internado em ala psiquiátrica de hospital em SP
03/06/2017 - 16H55MIN
Geral
Encerram nesta quarta-feira as inscrições para o Programa Jovem Aprendiz
29/05/2017 - 15H20MIN
Geral
Audiência pública em Balneário Camboriú sobre Plano Plurianual 2018-2021
26/05/2017 - 16H35MIN
Geral
Segundo caso de Chikungunya importado é registrado em Balneário Camboriú
19/05/2017 - 09H43MIN