Com certeza você já viu sacolas, garrafas, canudinhos e vários pedaços de plástico na praia, entre as pedras, flutuando na água e no fundo do mar. Segundo a organização Orb Media e o Greenpeace, já foram encontrados microplásticos na água da torneira e no sal de cozinha. O plástico pode causar sérios danos ao meio ambiente, além de ser uma grande ameaça para as espécies marinhas. O tempo de uso é de poucos minutos, porém o tempo que eles ficam no planeta até se decompor supera 400 anos.

A cada minuto são usadas 1 milhão de sacolas de plástico no mundo. Cerca de 10% do total de plásticos terminam nos oceanos. De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), hoje, o plástico representa de 60% a 80% de todo o lixo oceânico.

Foi estimado em um relatório divulgado pela Fundação Ellen MacArthur no Fórum Econômico Mundial de Davos que em 2050 haverá mais plásticos nos oceanos do que peixes. O grande problema desse impacto no meio ambiente é o hábito de usar e jogar fora. A boa notícia é que esse hábito é recente e que a maioria das alternativas ao plástico e outros materiais de uso único estão aí, ao alcance de nossas mãos.

Pergunte aos seus pais ou avós: houve um tempo em que as garrafas eram de vidro, os guardanapos e sacolas eram de tecido. Hoje, a cada dia, surgem novos e interessantes projetos que reúnem e te aproximam de essas e outras alternativas reutilizáveis.

Viver uma vida com menos lixo e plástico é mais fácil do que parece. Você pode começar pouco a pouco, por exemplo, substituindo apenas um item descartável por um reutilizável, o que for mais fácil no momento. Algumas soluções para quem quer diminuir o consumo de plástico e descartáveis, são:

- Evitar o uso de sacolas plásticas: tenha sempre uma sacola reutilizável ou uma ecobag;

- Usar canudinhos reutilizáveis: Itajaí firmou um protocolo de intenções com o Projeto Mares Limpos, da ONU. E integrando esse compromisso, foi apresentado um Projeto de Lei que visa a proibição do uso de canudinhos de plásticos em estabelecimentos. Cada vez que você utiliza um canudinho por 10 ou 20 minutos, isso se soma a milhares descartados diariamente. Com esse hábito você está contribuindo para gerar uma maior demanda de recursos e a contaminação ambiental. Porém há alternativas para aqueles que não conseguem abrir mão deles, como oscanudos reutilizáveis de inox, de vidro e de bambu;

- Evitar o uso de discos de algodão: que tal trocar por toalhinhas reutilizáveis que após o uso é só lavar e utilizar novamente? É uma alternativa ecológica e econômica;

- Filtro de café reutilizável: substituir os filtros de papel é uma forma bem simples de começar a reduzir o volume de lixo que você produz. Usar filtro de tecido é um hábito antigo e que deixa o café ainda mais gostoso!

Mas onde encontrar esses produtos e começar a mudança de hábito?

A Pachamê é uma marca de produtos sustentáveis, ecológicos e reutilizáveis. O objetivo é inspirar as pessoas a viverem uma vida mais sustentável, ajudando a promover a redução do uso indiscriminado de descartáveis e conscientizar acerca desse problema. A produção é feita à mão, com cuidado e baixo impacto ambiental.

E-mail: pachamecontato@gmail.com

Redes Sociais: Pachamê

Uma forma de ser ainda mais sustentável é apoiar, incentivar e priorizar empresas e marcas locais!


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277

marcas locais!

COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais