O número de acidentes de trabalho caiu 14% no país. Os dados são da previdência social, que conta hoje, com mais de 240 mil trabalhadores afastados dos serviços. Em Itajaí, a maior indústria de processamento de pescados conseguiu reduzir em torno de 50% os acidentes de trabalho, nos últimos dois anos. Para isso, a Gomes da Costa investe em ações diretas com os colaboradores, que ressaltam a valorização da vida e a segurança. Como o  índice de acidente costuma ser maior no período em que os colaboradores retornam das férias, a GDC Alimentos reforça as ações de segurança. " Nós optamos em reforçar o tema de Segurança do Trabalho  no retorno das férias para alertar nosso time em relação à percepção de risco e resgatar as principais regras de segurança. É um encontro diferenciado que também motiva e mobiliza nossas equipes", explica a diretora de RH, Rochelli Kaminski.

Esta semana 1013 colaboradores retornaram de férias coletivas e foram recebidos pelo renomado palestrante Jackson Baia. A palestra show tem como principal objetivo a sensibilização para o comportamento seguro. Com dinâmicas de grupo e muita descontração, Jackson Baia reforçou a importância de estar atento, de trabalhar em equipe, da responsabilidade com a própria vida. "O ser humano não é uma máquina, mas podemos dizer que também precisa de pilhas boas. As vezes vem sem pilha, com uma pilha diferente ou acelerada e nós precisamos colocar a pilha certa, para que a produção possa estar alinhada ao comportamento e essa pessoa precisa estar sensibilizada da forma correta. Na volta das férias, não está voltando para a empresa uma peça da máquina e sim um ser humano e por isso é preciso receber com carinho, explicar e garantir a segurança de todos. Porque nem sempre os acidentes são acidentes e sim escolhas", reforça o palestrante.

Um dos motivos do evento no retorno do período de férias também está ligado à modificação dentro da fábrica. A empresa aproveita a época do recesso para melhorar os processos, o que envolve mudanças de maquinário, por exemplo. "Aproveitamos as férias coletivas para realizar melhorias na indústria, algumas máquinas foram modificadas, outras estão em locais diferentes e isso exige uma atenção especial de quem está voltando de férias e já estava habituado com processo anterior. Mas, a estatística mostra que ano a ano, nós estamos reduzindo a quantidade de acidentes pós férias. Temos como  meta acidente zero na GDC", conclui o diretor industrial, Ivan Fuchter.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA