Pode parecer clichê dizer que precisamos cuidar do meio ambiente, mas o Planeta está gritando por socorro. Para ter uma ideia, em média, cada pessoa no mundo produz cerca de quatro toneladas de dióxido de carbono anualmente. Somos mais de 7 bilhões de seres humanos no Planeta, ou seja, trata-se de um número assustador. O dióxido de carbono (CO2) é um composto químico gasoso e um dos gases que mais provoca a poluição do ar, chuva ácida, desequilíbrio do efeito estufa com conseqüente elevação da temperatura da Terra.

Muitas pessoas tem plena consciência desta degradação do meio ambiente, mas nem todas sabem como ajudar. Foi pensando nisso que um grupo de pessoas resolveu colocar a mão na massa, ou melhor dizendo, na terra. Através do Instituto Somos Natureza, foi criado no dia 27 de maio, Dia da Mata Atlântica, o projeto "Mais Árvores". A iniciativa possibilita a redução da pegada de CO2 de pessoas e empresas através de planos anuais de plantio que funcionam como crédito voluntário para compensação de dióxido de carbono.

"Um dos jeitos de reduzir a nossa pegada ambiental (o gás carbônico que produzimos) é através da recuperação de áreas degradadas. Cada um dos planos do 'Mais Árvores' tem um valor de colaboração e em retorno uma determinada quantidade de mudas que serão plantadas ao longo de um ano em áreas preservadas e degradadas da Mata Atlântica, em nome da pessoa ou empresa colaboradora", comenta a assistente de produção, Emília Plit. Além do plantio, quem colabora ganha um selo que a reconhece como empresa responsável com o meio ambiente.


Empresas e pessoas em prol do Meio Ambiente

Além de Emília, o projeto conta com o fotógrafo e diretor Matias Quinteros, a bióloga Grazi M. Borges e também com alguns parceiros como o Fábio Vaccaro de Carvalho que atua como consultor de engenharia ambiental e proprietário do viveiro que fornece as mudas. Para o plantio, a equipe escolhe áreas degradadas na região, que serão preservadas a longo prazo, na maioria dos casos essas áreas são propriedades particulares. "O meio ambiente é um só, sabendo isso, não tem relevância onde fique a área que está sendo recuperada e sim que a ação seja feita, que devolvamos para o meio ambiente o que tiramos dele", afirma Emília. 

O primeiro plantio realizado pelo "Mais Árvores" aconteceu no início de julho e na ocasião, foram plantadas 25 mudas. O local escolhido foi o sítio Panaceia, em Camboriú, e contou com a valiosa ajuda de alunos da Escola Montessori (de 3 a 6 anos). O plantio contou também com a colaboração do projeto de extensão da Univali "Unidades de Conservação é preciso", que executou uma dinâmica de educação ambiental com os alunos e a equipe do sítio Panacéia. Os colaboradores deste primeiro plantio foram: ACIBALC (selo Silver), Quax Sites & Sistemas (selo Gold), Inteligência Marketing (selo Gold) e Escola Montessori Saber Viver (selo Green).


Espécies

Foram usadas mudas de espécies nativas que são produzidas com muito cuidado e carinho de forma orgânica, livre de agrotóxicos. "As espécies nativas serão as melhores em se adaptar e compor o ecossistema já presente, favorecendo para o aumento da biodiversidade", acrescenta. Até o momento, foram plantados exemplares de Murtinha, Araçá-vermelho, Caroba, Ipê-amarelo-cascudo, Pitanga, Orelha-de-macaco e Aroeira-pimenteira.

Emília conta que o planejamento é realizar plantios a cada três ou quatro meses e a quantidade de mudas dependerá das empresas que decidam apoiar e colaborar com o projeto. "A princípio focaremos na região que se estende de Curitiba a Florianópolis. Os locais serão definidos conforme o projeto vá ganhando apoiadores", finaliza. 

Se você tem interesse em colaborar com o meio ambiente, entre em contato com o "Mais Árvores" 

Telefone: (47)3081-1564

E-mail: maisarvores@somosnatureza.com

Site: www.maisarvores.com

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais