O reconhecimento veio durante o 21º Curso Estadual de Coordenadores Hospitalares de Transplantes, evento em que o principal hospital da Região da Foz do Rio Itajaí (Amfri) recebeu a homenagem. A organização foi da Central Estadual de Transplantes de Santa Catarina (SC Transplantes).

Quando o assunto é captação de córneas, o Hospital Marieta está em primeiro lugar do ranking e atua lado a lado com algumas instituições na captação de outros órgãos. Estes números refletem diretamente nas pessoas que estão na fila de espera e terão mais uma chance de viver com qualidade.

Santa Catarina é o terceiro Estado com o maior número de doações efetivas, ficando atrás apenas de São Paulo e Paraná, respectivamente. O número de doadores de órgãos no Estado catarinense segue em uma crescente nos últimos anos. Em 2015 foram 203 doadores, em 2016 o número foi de 251 e em 2017 chegou a 282.

Uma equipe interna, chamada de Comissão Intra-Hospital de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT), formada por enfermeiros e psicóloga, trabalha para dar suporte aos familiares dos pacientes com morte cerebral, o que garante a efetividade das doações.  E recentemente, há cerca de um mês, a unidade realizou o primeiro transplante de rins de sua história. “A abertura deste procedimento no Hospital Marieta cria um caminho para mais uma vocação. Já somos o hospital que mais capta órgãos em Santa Catarina. Começar a transplantar é algo totalmente benéfico aos pacientes da região”, afirma a diretora geral, Irmã Mercia Lemes.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA