O Município de Itajaí garantiu para a comunidade um pacote de obras de infraestrutura no valor de R$ 30 milhões, na manhã desta sexta-feira (11). Em ato oficial, foram assinadas as ordens de serviço das macrodrenagens da Bacia de Cordeiros e da rua João Fernandes Vieira, na Fazenda, além da construção da nova ponte do Campeche. Os investimentos atenderão a antigas demandas da comunidade por melhorias na estrutura pública e fim dos alagamentos.

“São antigas reivindicações da comunidade e obras fundamentais para prevenir alagamentos e cheias na nossa cidade. As macrodrenagens em Cordeiros e na Fazenda vão contemplar importantes ruas destes bairros, além de garantir a pavimentação em asfalto nos trechos das vias que vão receber benefício. Já a ponte do Campeche vai contemplar uma importante comunidade daquela região”, ressalta o prefeito de Itajaí, Volnei Morastoni.

Obras de drenagem

Em quase cinco quilômetros de tubos e galerias, a rede de macrodrenagem da Bacia de Cordeiros será o maior investimento público na prevenção de alagamentos e cheias. A obra licitada em R$ 18,8 milhões supera os investimentos feitos na Bacia do Rio Bonito (R$ 15,6 milhões e cinco quilômetros de tubos e galerias).

A macrodrenagem de Cordeiros atenderá oito ruas (Odílio Garcia, Jovito Anacleto, José Luciano Pereira, Henrique Borba dos Santos, Santo Agostinho, Adolfo José de Assis, São Cristóvão e Fernando Vieira) na área mais crítica com alagamentos na região. Serão 232 metros de galerias de 3x1,5 metros, 370 metros de galerias de 2x1,5 metros, além de 599 metros com galerias de 2,5x1 metro e 424 metros de galeria de 2x1 metro. Já a tubulação terá 3,3 quilômetros de tubos entre 30 centímetros e 1,2 metro de diâmetro. Os serviços também garantirão 32 mil metros quadrados de pavimentação em asfalto nos trechos das vias que receberão o benefício.

Os trabalhos serão realizados em etapas para minimizar os transtornos da obra e garantir a mobilidade na região. A previsão é que toda a estrutura de quase cinco quilômetros de tubos e galerias e pavimentação em asfalto seja concluída em dois anos.

A estrutura de drenagem da rua João Fernandes Vieira somará 881 metros com 817 metros de galerias de 3x1,5 metros e 2x1,5 metros e outros 64 metros de tubos de 40 centímetros de diâmetro. A obra também garantirá 4,8 mil metros quadrados de pavimentação em quase um quilômetro da via. O prazo de execução é de 13 meses e o valor licitado de R$ 6,6 milhões.

As obras de macrodrenagem custeadas pelo financiamento internacional irão solucionar problemas crônicos de alagamentos em importantes bairros de Itajaí: Cordeiros, Rio Bonito e Fazenda. Entre tubos e galerias serão 10,4 quilômetros de rede de escoamento das águas pluviais. As obras implantarão galerias de até 3,5 metros x 1,5 metro em regiões que a tubulação de drenagem utilizada hoje é com canos de 60 e 40 centímetros de diâmetro.

As obras ocorrerão em 19 ruas de Itajaí. Sem a garantia das verbas para execução imediata, a Secretaria de Obras levaria mais de 10 anos para realizar os mesmos serviços com orçamento, maquinário e pessoal próprio.

“A macrodrenagem de Cordeiros é a maior obra de prevenção às cheias da história da cidade. Já a macrodrenagem da Fazenda vai contemplar a rua João Fernandes Vieira, uma região que costumeiramente alaga muito. E a construção de mais uma ponte, na localidade do Campeche, vai resolver o problema atual da ponte pênsil que existe no local”, explica o secretário de Obras, Márcio José Gonçalves.

Novas pontes em Itajaí

A mais nova obra de ponte em Itajaí será no Campeche. Ela será construída em concreto para substituir a atual estrutura de madeira e ficará localizada ao lado. A nova ponte terá 75,9 metros de extensão e 13,1 metros de largura. Contará com duas pistas de rodagem e passeios nos dois lados da ponte. O investimento será de R$ 4,5 milhões e a previsão de entrega é até o final de 2023.

Essa nova ponte faz parte do processo iniciado por Itajaí para encurtar distâncias e interligar os bairros da cidade, antes separados pelos rios. Ao todo, quatro obras cruzam o rio Itajaí-Mirim em uma soma de 308 metros de pistas para aproximar os bairros São Judas com o Cidade Nova, São João com São Vicente, Cordeiros com São Vicente, além de atender a comunidade rural do Campeche. O objetivo é desafogar as estruturas já existentes entre os bairros e criar novas rotas de deslocamento.

As pontes terão um papel fundamental na transformação da mobilidade urbana de Itajaí iniciada em 2018. Com a integração com os novos binários e retornos de quadra, o Município forma a malha viária da cidade do futuro, moderna, sustentável e com justiça social. 

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