Itapema é uma das cidades do litoral catarinense que mais cresceu nos últimos anos. Observando este desenvolvimento, o Distrito 4651 de Rotary International decidiu ampliar a presença na região e está trabalhando na construção de mais um clube na cidade. O RC Itapema - Costa Verdes Mares vem se reunindo desde o dia 17 de agosto e a expectativa é que seja lançado em setembro. 

À frente do Distrito 4651 de Rotary International, o governador José Alberto Noldin acredita que esta ampliação da atuação em Itapema veio com a necessidade de atender projetos e ações que não seriam possíveis com apenas um único RC. "O RC de Itapema tem desempenhado um papel extraordinário na comunidade, pela sua atuação junto à população. Novas demandas tem surgido com o crescimento da cidade, e também por isso, é fundamental a ampliação do número de Rotary Clubs e de rotarianos", comenta. 

Costa Verdes Mares

Este novo clube foi formado com uma missão bem definida: cuidará dos recursos hídricos e saneamento básico, bem como atuará em todas as questões ambientais, que é uma das vertentes de atuação do Rotary Internacional. "Todos sabemos que a água é um recurso escasso e se não cuidarmos sua falta será eminente, por isso o foco do RC Costa Verdes Mares será total na preservação de nossas nascentes", explica o presidente eleito, Ivanor de Souza. 

Ivanor, rotariano há oito anos, conta que o RC Costa Verdes Mares já nasce com 25 companheiros, como são chamados os membros. O club já tem o conselho diretor eleito, as comissões de trabalho montadas e agora aguarda os tramites legais, bem como as regras do Rotary Club Internacional para então ser agendada a data para sua efetivação. 

Em prol do próximo

O presidente do Rotary Club Itapema, Gefersson Gaidzinski, explica que o RC de um modo em geral é um club de serviços que atua diretamente com projetos humanitários em várias frentes, no intuito de melhorar a vida de todos, cujo o lema é: "Dar de si antes de pensar em si". "Somos membros de vários conselhos municipais, inclusive, nossa sede é própria e abrigamos uma escola de ensino infantil com uma média de 160 alunos em dois turnos, tudo isso em parceria com o poder publico municipal", conta. Gefersson explica que o Rotary Itapema conta ainda com um banco ortopédico, onde são emprestados cadeira de rodas, de banho, camas hospitalares, muletas etc. 

Existem três formas para se tornar um membro do Rotary Club: ser convidado, indicado por algum companheiro ou ir até um club, onde após uma avaliação interna, o candidato aprovado se tornará um novo sócio. Entre as vantagens de fazer parte de um RC, está a oportunidade de fazer o bem ao próximo.  "Sempre pergunto as pessoas, qual o legado você quer deixar quanto partir? Ser um rotariano com certeza o diferencia em sua vida, não pelo status, mas pelo trabalho que a entidade faz. Faça o bem, seja melhor a cada dia", afirma, Gefersson. 

Gefersson Gaidzinski, presidente do RC Itapema e Ivanor de Souza presidente do RC Costa Verdes Mares

Inclusão digital

Sempre atentos às mudanças do mundo e a evolução na forma como as pessoas se comunicam,  o Rotary passa por uma fase de inclusão digital. "O Rotary também precisa se adaptar a nova realidade para agilizar o processo de comunicação, para estimular o ingresso de mais jovens no Rotary, e visando a melhoria na sustentabilidade ambiental. O Rotary do futuro será um Rotary sem papel", comenta o governador Noldin. 

De acordo com Ivanor de Souza, o novo modelo de trabalho online chegou para facilitar o trabalho dos clubs. "Com uma linguagem simples e ferramentas que os rotarianos do Distrito 4651 ajudaram a montar, ficou mais fácil e ágil trabalhar e planejar as reuniões, sem contar que hoje todos os clubs do distrito estão interligados, podendo divulgar suas ações  entre todo o distrito", comenta. 

Rotary Club

O Rotary é uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que se unem para causar mudanças positivas e duradouras em suas cidades e pelo mundo.

Para resolver problemas reais, é preciso compromisso e visão. Com dedicação, energia e inteligência, nossos associados vêm ajudando a humanidade há mais de 110 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, paz, saúde e recursos hídricos, estamos sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.

Como acreditamos que os problemas mais persistentes do mundo são nossa responsabilidade, os mais de 35.000 Rotary Clubs trabalham para:

Promover a paz

Combater doenças

Fornecer água limpa e saneamento

Cuidar da saúde de mães e filhos

Apoiar a educação

Favorecer o desenvolvimento econômico




COMENTE ESSA HISTÓRIA