O alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental de Balneário Piçarras realizam nesta semana a Prova Brasil - Avaliação do Ministério da Educação (MEC) para diagnóstico, em larga escala, cujo resultado é um dos dados para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), juntamente com as informações sobre aprovação ou não de estudantes.

Os testes, que objetivam avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro, são realizados pelos alunos do quinto e nono anos do ensino fundamental de todas as escolas da rede municipal de ensino. Os estudantes têm duas horas para responderem questões de matemática, com foco na resolução de problema, e língua portuguesa, com foco em leitura.

De acordo com as diretoras das escolas municipais, os alunos são preparados ao longo de todo o ano letivo, com atividades relacionadas ao conteúdo e simulados, para que possam se habituar com o estilo das questões bem como com o preenchimento do gabarito. Além disso, é exposto aos alunos a importância do resultado desta avaliação.

Nesta segunda (23/10), alunos da Escola Monteiro Lobato foram os primeiros a realizarem os testes aplicados por uma equipe do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais). Outras turmas desta unidade realizarão as avaliações nos dia 26 e 30/10. O calendário da Prova Brasil em Balneário Piçarras segue assim: CIEF, dia 24/10; Escola Francisca Borba, dias 24, 26 e 27/10; Escola Felicidade Pinto Figueredo, dia 26 e Escola São Brás no dia 27/10.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA