As ações de acessibilidade da Marejada 2019 fazem de Itajaí referência em turismo social no Brasil. O evento ficou com o 2º lugar no Prêmio Nacional de Turismo 2019 – Iniciativas de Destaque, organizado pelo Ministério do Turismo. O resultado foi divulgado nesta quarta-feira (04) em Belo Horizonte (MG). Maior festa do pescado do Brasil, a 33ª Marejada concorreu na categoria Turismo Social.

O Prêmio Nacional de Turismo 2019 consagrou iniciativas e profissionais que contribuíram de forma significativa para o desenvolvimento do turismo brasileiro nos últimos 24 meses. Entre as “Iniciativas de Destaque”, o Prêmio reconheceu um total de 11 ações implementadas por entes públicos, privados e do terceiro setor. Além da homenagem, o objetivo é promover a disseminação das boas práticas, como forma de favorecer aprimoramentos no ramo.

“O Plano de Acessibilidade da Marejada mostrou que é possível organizar e deixar acessível um evento de grande porte. Este segundo lugar é um ótimo resultado e um incrível reconhecimento para Itajaí, que vem evoluindo cada vez mais na área de eventos”, comemora o secretário de Turismo e Eventos de Itajaí, Evandro Neiva.

Acessibilidade em destaque

A 33ª Marejada é o primeiro evento de entretenimento de Santa Catarina a garantir acessibilidade plena para pessoas com algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Para isso, a Secretaria de Turismo e Eventos de Itajaí criou um Plano de Acessibilidade, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Itajaí (Comadefi).

O evento, que ocorreu de 8 a 20 de outubro deste ano, contou com balcão de acessibilidade, intérpretes de LIBRAS, cardápios em audiodescrição, auxílio para deficientes intelectuais, cadeiras de rodas disponíveis e mesa tátil para cegos, além de toda acessibilidade na estrutura física para assegurar a segurança dos visitantes, como banheiros acessíveis e estacionamento.

“Esse prêmio vem para coroar o trabalho do Comadefi em parceria com o Turismo, foi um trabalho de qualidade, com respeito às pessoas com deficiência e à legislação da acessibilidade, pois garantimos mesmo acessibilidade plena a todos os tipos de deficiências durante a festa. É importante salientar que o Município respeitou o trabalho do conselho, isso fez toda a diferença pra festa e tivemos esse reconhecimento nacional. Estamos muito orgulhosos”, ressalta a presidente do Comadefi, Bianca Reimão.

Além do Prêmio Nacional de Turismo, a Marejada também é finalista ao título Beto Carrero de Excelência no Turismo de 2019, organizado pelo Governo do Estado. A tradicional festa concorre na categoria Evento de Destaque no Turismo Catarinense. O resultado da premiação vai ser decidido pelo público, em votação online, até dia 15 de dezembro. Clique aqui para votar.


COMENTE ESSA HISTÓRIA