Para causar menor prejuízo ao ambiente e à rotina da população, a Empresa Municipal de Água e Saneamento de Balneário Camboriú (EMASA) vem utilizando em suas obras o método não-destrutivo (MND). Como na execução da implantação da rede coletora de esgoto, no Bairro dos Municípios.

O MND é uma tecnologia para a instalação de redes de infraestrutura como gás, água, esgoto, comunicação e energia que é utilizada quando é necessário realizar uma obra de perfuração sem que haja maiores prejuízos ao ambiente ou para a rotina da cidade. Essa tecnologia de travessia subterrânea evita a abertura de valas para a instalação de dutos, também não há necessidade da utilização de escoramentos profundos, rebaixamento de lençol freático, transporte de materiais, transtorno com circulação intensa de maquinário pesado e ainda tem a vantagem de redução do “custo social” e de encurtamento no prazo das obras.

“Em quase dois meses desde que a obra no Bairro dos Municípios começou já foi feito quase 30% do serviço, que tem previsão para a conclusão em dez meses. Sendo que a obra iniciou no dia 21 de agosto e também serão executadas as elevatórias que vão recalcar o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), do Bairro Nova Esperança”, comentou o diretor da EMASA, Carlos Haacke.

Nesta semana, o serviço está sendo executado na Rua Barra Velha e serão feitos, ao todo, 7,5 km de rede de esgoto que completarão o sistema no bairro. O bairro já tinha rede de esgoto, da 5ª Avenida à Marginal, mas não estava ativa. Agora com o serviço, o bairro todo terá a rede de esgoto interligada.

Além da obra no bairro, o mesmo método foi utilizado na BR-101, entre a Rua Maria Mansoto e Avenida Marginal Leste, próximo ao Pronto Atendimento (PA) da Barra. A obra passou por baixo da BR-101, não interferindo no trânsito, e servirá para levar o esgoto das Praias Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras e Laranjeiras e dos bairros São Judas Tadeu e Barra até a ETE, no Nova Esperança.

Visita

Nesta segunda-feira (18), uma equipe da BRK Ambiental, empresa responsável pela água e esgoto da cidade de Blumenau, visitou a EMASA para conhecer a execução do MDN, na obra de implantação da rede coletora de esgoto do Bairro dos Municípios. A empresa ficou interessada principalmente pelo método não-destrutivo por não causar prejuízo ao ambiente e à rotina dos moradores. Na próxima semana, a EMASA fará uma visita a sede da BRK Ambiental para conhecer o serviço de reúso de água.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA