O Núcleo da Mulher Empresária (Nume), da Associação Empresarial de Itajaí (ACII), repassou, na tarde da terça-feira, 18, 641 esponjas usadas para a campanha de arrecadação de esponjas capitaneada, em Itajaí, pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali).

A campanha foi desenvolvida para integrar o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas Scotch-Brite, que proporciona um destino adequado às esponjas descartadas. Para cada esponja arrecadada pelo Programa, R$0,02 são doados para o Hospital Infantil Pequeno Anjo, de Itajaí.

Mirian Terres dos Santos, coordenadora do Nume, explica que o engajamento da entidade com a campanha vai além do retorno financeiro: "Há, principalmente, o aspecto ambiental, visto que todo o material iria para o lixo comum. A ação reforça, ainda, a importância da integração e cooperação entre as entidades de Itajaí com as causas voltadas para o bem comum", resume.

Para realizar a doação, basta entregar a esponja usada em um dos diversos pontos de coletas distribuídos pela cidade. É importante, no entanto, para evitar a proliferação de insetos e mau cheiro, que a esponja esteja limpa e seca antes de ser depositada nos coletores.


Todos os tipos de esponjas de uso doméstico são aceitos, independentemente da marca, cor ou tamanho e há pontos de coletas, também, nas diversas Unidades da Fundação Univali. Após o envio para reciclagem, elas são reintroduzidas na cadeia produtiva como matéria prima e podem virar baldes, lixeiras, pás de lixo e outros materiais.

"A esponja usada para manter a limpeza é um dos itens mais sujos da cozinha. Além disso, justamente por ser um 'porta-bactérias', ela tem uma vida útil reduzida. Na própria Universidade, há o descarte médio de 900 esponjas usadas por mês. Hoje, todo esse material pode ser reciclado, preservando o meio ambiente e contribuindo com causas como a saúde das crianças da cidade", resume Francine Wendt, engenheira ambiental e coordenadora do projeto na Univali.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais