Algumas escolas têm recesso de 10 a 15 dias no mês de julho. Mas se engana quem pensa que nas férias as crianças devem ficar livres para assistir TV e jogar vídeo game a vontade. Atividades que envolvem ginástica cerebral são as mais indicadas nesse período pois promovem o desenvolvimento cognitivo (concentração, raciocínio e memória) e sócio emocional (autoconfiança, perseverança e disciplina) através de jogos e brincadeiras.

Com a mudança na forma de avaliação na maioria das instituições de ensino, a recuperação no final do ano deixou de existir e desta forma, os alunos devem manter um bom desempenho ao longo do ano letivo para conquistar a média final. "Este intervalo é essencial para pais e professores fazerem uma avaliação do semestre e preparar as crianças para a próxima fase. Quem apresentar dificuldades em alguma disciplina, ou em todas, deve procurar apoio desde já", explica a psicóloga e educadora do Supera, Cassiana Damo.

A ideia é que as crianças continuem exercitando o cérebro por meio de atividades lúdicas. Segundo a especialista em habilidades cognitivas da rede de franquias Supera, Solange Jacob, o cérebro tem tendência a cair na rotina e se não for estimulado, ele passa a usar sempre as mesmas conexões para trabalhar, tornando-se lento. "Por isso fica tão difícil recuperar notas no fim do ano. Se o trabalho for constante o desempenho é visivelmente melhor sem sobrecarregar os alunos", complementa Cassiana.

Julho em dobro

Durante o período de férias, a unidade do Supera de Itajaí vai dobrar as horas de aula para  quem tiver interesse em exercitar o cérebro. Serão oferecidas 4 horas de aula semanais pelo valor de duas horas. As atividades da ginástica cerebral são baseadas em novidade, variedade e desafio crescente. Assim os neurônios são estimulados, formando conexões e garantindo um cérebro mais ágil. O   Método   SUPERA estimula  o   cérebro   dos   alunos   por   meio   de   jogos   online,   jogos   de tabuleiro, ábaco (instrumento milenar para cálculos), dinâmicas em grupo,  apostilas com exercícios   cognitivos   e   neuróbicas   (atividades que   funcionam   como   aeróbica   para   os neurônios).



O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais