Foto: Eraldo Schnaider

O Vila Segura está com uma novidade nesta 34ª edição da Oktoberfest Blumenau. Trata-se dos óculos que simulam o estado de embriaguez. Eles foram adquiridos pelo Parque Vila Germânica e ficarão à disposição do Seterb e demais órgãos da Prefeitura de Blumenau para serem utilizados em ações educativas da autarquia e em eventos cervejeiros realizados no parque, com o objetivo de conscientizar as pessoas de que álcool e direção não combinam.

São cinco tipos de óculos: baixo, noturno, embriaguez com distúrbios, crepúsculo e grave. Para participar da simulação, a pessoa passa pelo teste do bafômetro para verificar o nível de teor alcoólico. O óculos modelo baixo simula o efeito de quem teve o nível entre 0,2 e 0,4 mg/l no teste, o óculos embriaguez com distúrbios é indicado para quem teve entre 0,4 e 0,6 mg/l e o grave para quem o resultado foi entre 0,6 e 0,8 mg/l. O óculos tipo noturno simula a falta de iluminação no ambiente e o crepúsculo o excesso de luz no ambiente.

Isabel Cristina Alegre, de 51 anos, de Florianópolis, participou da brincadeira. "Tomei dois chopes e vim aqui testar o efeito que causa. Fiquei impressionada. Espero que conscientize as pessoas e incentive a usarem outros meios de transporte para retornarem da festa", diz ela que optou por ônibus de excursão para ir e retornar da Oktoberfest.

O guarda de trânsito Alesson Moraes, um dos seis funcionários que se revezam diariamente no local, reforça que a simulação intensifica os sintomas da embriaguez. O carioca Marcelo Pinto Bastos, de 19 anos, ficou impressionado. "Depois do que senti aqui não arriscaria dirigir. Não enxerguei nada, ficou tudo distorcido", assegurou.

O diretor de eventos e operações do Parque Vila Germânica, Luiz Carlos Koerich, ressalta que a ideia de trazer essa tecnologia para a Oktoberfest surgiu da visita de uma equipe da Vila Germânica juntamente com a realeza da festa na Catarinafest deste ano, evento realizado em Brasília (DF). "Achamos a iniciativa exposta pelo Detran de lá bastante interessante e entendemos que tem tudo a ver com que pregamos para a Oktoberfest, o consumo consciente", afirmou.

Vila Segura

O Vila Segura é um programa do Parque Vila Germânica, em parceira com o Seterb, por meio da Escola Pública de Trânsito, que pretende alertar o público sobre a perigosa mistura entre álcool e direção. Na Oktoberfest, o espaço fica posicionado em frente ao Setor 1 da Vila Germânica, em um local de grande visibilidade. No espaço, é possível fazer gratuitamente o teste com o bafômetro educativo para verificar se está apto a dirigir ou não e a simulação de estado de embriaguez por meio dos óculos.

O Vila Segura funciona de quarta-feira a domingo. Nas quartas e quintas-feiras, das 19h à 1h, sextas-feiras e sábados, das 19h às 3h, e aos domingos, das 16h às 23h. Na quarta-feira, dia 11, véspera de feriado, funcionará em horário diferenciado, das 19h às 3h, e na quinta-feira, dia 12, feriado, das 17h à meia-noite.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA