O verão se aproxima e a Praia Central de Bombinhas está perfeita para os banhistas, conforme o relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente (FATMA - relatório nº 46 20/10/2017). O documento comprova que a principal praia do município está pronta para receber os turistas. Uma das razões para este resultado pode ser apontada para a Operação Língua Negra, uma ação desenvolvida em parceria entre a Águas de Bombinhas e a Prefeitura Municipal.

A ação ocorre durante todo o ano no município e conta com uma fiscalização nas ligações irregulares e clandestinas na rede de esgoto. Nas últimas semanas a operação foi intensificada para assegurar a eficiência na coleta regular. Residências e estabelecimentos onde forem comprovadas as ligações irregulares receberão uma notificação com um prazo para que a situação seja resolvida.

Conforme o coordenador de operações, Jader Milanez dos Santos, a maior quantidade de irregularidades encontradas são as ligações da drenagem de águas pluviais das residências e estabelecimentos comerciais direto no sistema de esgoto. "Quando ocorre esta interligação, durante os horários de pico e chuvas o sistema não suporta o fluxo despejado e pode gerar vazamentos", comenta Jader.

Ainda de acordo com a equipe, o resultado positivo na balneabilidade das praias é fruto de um trabalho anual, por isso as fiscalizações devem continuar.

Ainda conforme o coordenador, a Águas de Bombinhas orienta e busca conscientizar os moradores e comerciantes sobre este tipo de irregularidade, que pode prejudicar o turismo no município. "Solicitamos o apoio de todos para que as denúncias sejam feitas, evitando o despejo irregular", encerra.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA