O Município de Itajaí abre nesta sexta-feira (28) o agendamento da vacina contra a Covid-19 para pessoas com comorbidades de 18 a 59 anos. Serão disponibilizadas 1.500 doses por dia e o sistema on-line ficará ativo das 00h da sexta-feira até as 23h59 de domingo (30), ou até as doses se esgotarem. A vacinação destas pessoas será realizada nas próximas semanas.

Como agendar

Para realizar o agendamento on-line da vacina, é necessário preencher o cadastro no site agendamento-vacina.itajai.sc.gov.br. Após colocar o CPF e a senha, o usuário clica em agendar vacina e escolhe uma das 30 salas de vacinas disponíveis no município. Não é necessário chegar com antecedência, basta comparecer no dia, local e horário agendado através do sistema e, apresentar o documento que comprove a comorbidade.

No momento da aplicação da vacina contra Covid-19 será necessário comprovar a comorbidade do usuário através de prescrição, laudo ou relatório médico, exames ou receitas de medicações de uso contínuo (válidas por um ano).

Os cidadãos que não possuem nenhum tipo de acesso à internet podem se dirigir às unidades de saúde mais próximas da sua residência para solicitar apoio para efetuar o agendamento. O Alô Saúde também estará disponível, das 8h às 18h, para auxiliar os pacientes que têm dúvida ou dificuldade para preencher o cadastro e fazer o agendamento da vacina. O atendimento ocorre pelo telefone 0800 642 5500.

Confira quais as comorbidades consideradas para vacinação contra a Covid-19:

Conforme o Ministério da Saúde, para vacinação contra Covid-19 são consideradas as seguintes comorbidades: Diabetes mellitus; Pneumopatias crônicas graves; Hipertensão arterial resistente (HAR); Hipertensão arterial estágio 3; Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade; Insuficiência cardíaca (IC); Cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; Cardiopatia hipertensiva; Síndrome coronarianas; Valvopatias; Miocardites e Pericardiopatias; Doença da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas; Arritmias cardíacas; Cardiopatias congênita no adulto; Prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; Doença cerebrovascular; Doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória, doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular e indivíduos com deficiência neurológica grave, paralisia cerebral, esclerose múltipla ou condições similares; Doença renal crônica; Imunossuprimidos; Hemoglobinopatias graves; Obesidade mórbida; Síndrome de down; e Cirrose hepática. 

COMENTE ESSA HISTÓRIA