Com objetivo de atender as reclamações e advertências feitas pelos moradores e pela mídia, a Prefeitura de Balneário Piçarras com a Câmara de Vereadores realizaram uma reunião à portas abertas com representantes da ANTT - Agência Nacional de Transito e Transito e da Autopista Litoral Sul. As principais pautas discutidas foram sobre as marginais da BR-101 e sobre as entradas da cidade, que são grandes causadoras de acidentes.

O ato contou com a presença do Prefeito Leonel Martins, vice-prefeito Flávio Tironi e de sete vereadores: Ademar de Oliveira, Antônio João Pera, Antônio Pedro da Silva, Dalva Cristine Teixeira dos Santos, Lucimir Uller Bittencourt, Marli Dulcinéia da Silva Santana, Maurino da Cunha e do Presidente da Câmara, João Bento Moraes, além de empresários locais e secretários municipais, dando maior fundamento as pautas discutidas e mostrando as maiores necessidades que o munícipio apresenta. 

Já no início da reunião, o Prefeito Leonel Martins deixou claro os pontos principais de discussão: uma passagem em desnível entre Arxo e a Takata, gerando mais segurança no acesso e formando um binário que possibilite a transformação das marginais em mão única e a ampliação da marginal Sul/Norte, beneficiando diretamente a população do Bairro Itacolomi, com a criação do acesso Norte/Sul para a Rua 3500 - Victor Zimmermman. 

"Compartilhamos do sentimento da ANTT da necessidade, porém, o município não tem como solucionar um problema criado pelo Governo Federal", comentou o Prefeito Leonel, fazendo alusão ao desejo da agência em tornar as marginais sentido único, que entretanto, geraria grandes transtornos à população, que para acessar o interior ou a BR-101 sentido Norte/Sul, necessitaria ir até o retorno mais próximo, que é somente em Barra Velha. 

"Implantar o sistema de mão única nas marginais nos causaria hoje diversos problemas, por isso, a passagem em desnível entre a Arxo e a Takata é necessária", exaltou o prefeito. Além disso, de acordo com Leonel, o acesso de Balneário Piçarras Sul/Norte deve ser alterado: "Tivemos intervenções nas marginais que deixaram elas com situações mais críticas". O Presidente da Câmara de Vereadores, João Bento Moreas também foi taxativo: "Estamos colocando os problemas na mesa e queremos soluções". 

Ademir Custódio, Gerente de Operações da Autopista Litoral Sul informou que o contrato inicial não previa tais obras solicitadas, porém, existe um dispositivo de revisão que pode dar aporte às necessidades do município: "A revisão quinquenal é prevista em contrato e possibilita um aditivo de obras que se adaptem as necessidades das cidades. Observamos a expansão de Balneário Piçarras e já inserimos algumas propostas para a cidade, como a extensão das vias marginais sentido Sul/Norte, com aproximadamente cinco quilômetros de via, fazendo a ligação com o viaduto de Medeiros".

O Especialista em Regulação da ANTT, Gilmar Cardoso, comentou: "Trabalhamos desde 2014 fazendo levantamento do que precisamos fazer além do que estava previsto no contrato de concessão. Balneário Piçarras será um dos municípios mais beneficiados, porque apresentou mais necessidade. A revisão quinquenal deve ser finalizada ainda neste ano e, as obras de expansão das marginais sul/norte, com previsão de início para o ano que vem".

Gilmar ainda explicou que qualquer pessoa pode fazer uma solicitação à ANTT: "A partir desse ano a ANTT criou uma sistemática específica com um procedimento diferenciado, buscando atender as necessidades de cada cidade, onde qualquer cidadão pode encaminhar, via internet, a ANTT as suas necessidades viárias", explicou Gilmar. O portal da ANTT é www.antt.gov.br.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA