Itajaí – Na tarde desta quinta-feira, dia 13 de setembro, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) promoveu uma reunião, na Sala dos Conselhos Superiores, localizada no bloco B6 do Campus Itajaí, que teve como pauta a discussão de problemas e soluções relacionadas ao trânsito nos arredores do Campus Itajaí, tendo como eixos principais a segurança dos alunos e a mobilidade urbana. Participaram do diálogo representantes da Administração Superior da Universidade, de Secretarias Municipais de Itajaí, da Polícia Militar e prestadores de serviços de transportes de alunos e professores da região.


O professor Telmo José Mezadri, diretor de Assuntos Institucionais da Univali, mediou a conversa, em conjunto com a professora Cleunice Aparecida Trai, diretora administrativa da Fundação Univali. "Nós, enquanto Instituição, temos uma grande preocupação com a segurança dos nossos alunos. Por isso, provocamos esta discussão para ouvirmos as partes e procurarmos soluções em conjunto", afirmou Mezadri.

Clayton Marafioti Martins, representante da Secretaria Municipal de Segurança Pública de Itajaí,  ponderou que se trata de uma questão complexa, mas que merece atenção e articulação entre todos, pois todos ganharão com as melhorias. O comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar de Itajaí, o tenente-coronel Jonathan Cardoso Régis, falou sobre o trabalho que a Polícia Militar vem realizando nos arredores e as dificuldades encontradas, e pontuou questões para serem analisadas pelo grupo. Na oportunidade, ele estava acompanhado do capitão Rodolfo F. Batista, do 1º Batalhão da PM.

 

Antes de pronunciar-se, Robson Allan Costa, da Coordenadoria de Trânsito de Itajaí (Codetran), ouviu os empresários e motoristas presentes que, por sua vez, falaram dos principais desafios encontrados nos horários de pico para embarque e desembarque dos alunos e acomodação dos veículos. Após, Costa falou da importância do grupo levantar informações e realizar um planejamento, primando pela segurança das pessoas, os interesses da cidade como um todo e o atendimento à legislação.

Como resultado deste primeiro encontro, o grupo acordou e delimitou responsáveis para o levantamento do número de veículos de transporte que circulam no entorno da Univali, número de vagas que podem ser reorganizadas e destinadas aos veículos de transporte, além de avaliarem, junto à Prefeitura, a possibilidade de criação dos bolsões e de outras mudanças em consonância com o Plano de Mobilidade Urbana, em desenvolvimento no município.

 

A próxima reunião sobre o trânsito e segurança nos arredores do Campus Itajaí ficou agendada para o dia 16 de outubro.


O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA