A construção do prédio mais alto do Brasil foi parcialmente interditada nesta quarta-feira (28) após a queda de uma laje na tarde desta terça-feira (27). No acidente na construção do prédio Yachthouse Residence Club, no bairro Barra Sul, em Balneário Camboriú, Litoral Norte catarinense, dois operários tiveram lesões leves conforme os socorristas do Corpo de Bombeiros.

Na manhã desta quarta, técnicos da Defesa Civil, do Instituto Geral de Perícias (IGP) e da Secretaria de Planejamento de Balneário foram até o local. Eles estão produzindo um laudo pra apontar as causas da queda.

A estrutura está interditada pela Defesa Civil e a obra está embargada até que o laudo seja concluído, o que deve ocorrer até quinta-feira (29), conforme as autoridades.

A suspeita é que a laje foi mal escorada. A estrutura tem 180 metros quadrados e recebeu 15 caminhões de concreto nos últimos dias. Ficava a cerca de 3 metros de altura, onde seria a garagem de um anexo dos prédios.

Na estrutura principal dos dois prédios, a construção continua normalmente. Cada prédio terá cerca de 80 andares quando ficar pronto. O número exato de andares ainda depende da procura dos clientes.

O prédio é o maior em construção do Brasil, segundo o ranking internacional "The Skyscraper Center", que reúne dados de arranha-céus pelo mundo.

Acidente

O acidente ocorreu por volta das 16h55 de terça, segundo os bombeiros. O advogado da construtora disse que os operários foram primeiramente atendidos pela equipe de primeiros-socorros do próprio empreendimento. Depois do acidente, todos os funcionários da obra foram retirados do local.

Além do Corpo de Bombeiros, estiveram no local representantes da Defesa Civil, Polícia Militar e Polícia Civil.

No total, havia nove trabalhadores em cima da laje, que estava em construção, quando ela desabou. Todos caíram junto. Segundo o diretor de fiscalização da prefeitura de Balneário Camboriú, Laurindo Ramos, o sistema de segurança da obra fez com que os ferimentos não fossem mais graves.

Em setembro do ano passado, o concreto usado para fazer pilares do prédio caiu do 50º andar da obra e atingiu veículos estacionados na Avenida Normando Tedesco. Ninguém ficou ferido.

COMENTE ESSA HISTÓRIA