Na manhã desta quinta-feira (14) a Polícia Federal prendeu o reitor da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina, Luiz Carlos Cancellier, suspeito de dificultar investigações sobre possíveis desvios de verbas para cursos de ensino à distância oferecidos pela universidade. A Justiça também autorizou a condução coercitiva de cinco professores e sete pessoas estão presas temporariamente. De acordo com nota oficial da Prefeitura de Itapema, alguns veículos de comunicação estariam vinculando o caso ao Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), que recebe recursos da UFSC. 

Confira abaixo a nota da Prefeitura de Itapema

Devido a repercussão nos veículos de comunicação desde a quinta-feira (14/09) sobre os escândalos relacionados à UFSC que envolveram o nome do município de Itapema e o Polo da Universidade aberta do Brasil (UAB), a Prefeitura de Itapema, por meio da Secretaria de Educação e Esporte, esclarece que o Polo Presencial UAB assim como a Prefeitura de Itapema não tem nenhum tipo de relação com as denúncias que envolvem verbas da EaD onde o setor responsável da Universidade Do Estado de Santa Catarina (UFSC) está sendo investigado.

O município de Itapema mantém um Polo de apoio Presencial, onde recebe cursos de Universidades Públicas inclusive da UFSC, no entanto, não possui qualquer contato com verbas públicas da CAPES que mantém esses cursos.  A UAB é um programa do Governo Federal que iniciou em 2006 com o objetivo de expandir os cursos de licenciatura para formação de professores nas mais distantes regiões do país. Depois abriu também para os bacharelados e Especializações.

Como funciona o Polo UAB de Itapema: os cursos são aprovados pela CAPES que destina os recursos para as Universidades Públicas as quais ofertam para os Polos através de editais. Os cursos são de ótima qualidade, na modalidade EaD facilitando o acesso de pessoas da comunidade. Esses cursos têm encontros presenciais com professores vindos das Universidades ou aulas transmitidas através de videoconferência. Também dispõe de tutores presenciais os quais são selecionados pelas Universidades através de Editais sem nossa participação. A remuneração dos tutores é pela CAPES através de uma bolsa no valor de 765,00 mensais via conta bancária em nome de cada tutor.

Atualmente, o Polo de Itapema está com 5 cursos da UFSC (Licenciatura em física, Administração Pública, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas e Administração) Técnico em Informática e Internet do PRONATEC que é ofertado pelo IF-SC e um curso de Licenciatura em Informática da UDESC.  Em agosto formaram duas turmas de Pedagogia da UDESC.

A Prefeitura Municipal de Itapema, assim como o Polo UAB desconhecem o motivo pelo qual teriam sido citadas na mídia. Entendemos não ter o porquê tendo em vista que não há qualquer tipo de relação com o ocorrido e nos colocamos a inteira disposição da comunidade em geral. 

Administração Central da UFSC emite Nota Oficial sobre operação da Polícia Federal

Em razão da operação da Polícia Federal, executada na manhã desta quinta-feira, 14 de setembro, a Administração Central da UFSC manifesta que:

Foi tomada por absoluta surpresa com a condução do Reitor Luiz Carlos Cancellier de Olivo, que no momento está acompanhado pelo Secretário de Aperfeiçoamento Institucional, Luiz Henrique Cademartori, na Superintendência da PF em Florianópolis;

A Vice-Reitora, Alacoque Lorenzini Erdmann, encontra-se em missão no exterior, razão pela qual o Pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, assume interinamente a Reitoria;

A Administração Central tinha conhecimento dos procedimentos de apuração, conduzidos pela Corregedoria-Geral da UFSC sobre supostas irregularidades ocorridas em projetos executados desde 2006. Sempre mantivemos a postura de transparência e colaboração, no sentido de permitir a devida apuração de quaisquer fatos de modo a atender as melhores práticas de gestão.

Por fim, aguardamos mais informações sobre a operação da PF para apresentar à comunidade universitária e à sociedade os esclarecimentos devidos.

Florianópolis, 14 de setembro de 2017.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277




COMENTE ESSA HISTÓRIA