As placas indicam as espécies das árvores e os nomes das crianças responsáveis pelo plantio, ocorrido no dia 08 de abril, em uma ação alusiva aos 14 anos do Serviço Municipal de Água, Saneamento Básico e Infraestrutura (Semasa). Ao todo foram plantados 6 Ipês e 3 Quaresmeiras. "Eu gosto de plantar árvore, porque é bom cuidar do planeta", informou, com orgulho, o pequeno Emanuel, de apenas 4 anos.

Os responsáveis pelo plantio: 

1) Ipê - Noah (2 anos) 

2) Quaresmeira - Ricardinho (6 anos)

3) Ipê- Bernardo(4 anos), Flávio (9 anos), Emanuel (4 anos) e Sofia (8 anos)

4) Ipê - Maria Eduarda (11 anos) 

5) Quaresmeira- Leonardo (9 anos) e Valentina (3 anos)

6) Ipê - Patrick (13 anos) e Yohan (9 anos)

7) Ipê - Alice (3 anos) e Henrico (2 anos)

8) Ipê- Ricardinho (6 anos)

9) Quaresmeira- Ana Beatriz (2 anos) 

Sobre as espécies: 

Ipê Amarelo: O ipê-amarelo Pode atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro. A floração amarela inicia no final de agosto, a espécie é hermafrodita, a frutificação ocorre entre setembro e fevereiro, dependendo da região, árvores cultivadas começam a se reproduzir com três anos. Ocorre naturalmente na Floresta de Araucária e no cerrado brasileiro e nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Goiás e Serras do Espírito Santo. 

Nome científico: Handroanthus albus. 

Quaresmeira: A quaresmeira é uma árvore brasileira pioneira da Mata Atlântica.Seu nome popular é devido à cor das flores e época de floração: entre os meses de janeiro e abril e também em junho/agosto. Além da variedade com flores roxas há a de flores rosadas (variedade Kathleen). O nome popular Quaresmeira vem do florescimento no período da quaresma. Os frutos são secos em forma de taça, marrom e com aproximadamente 1 cm de diâmetro. Apresentam grande número de pequenas sementes, que são dispersadas pelo vento. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura. O tronco pode ser simples ou múltiplo, com diâmetro de 30 a 40 cm. A quaresmeira tem um período de vida de 60 a 70 anos.

Nome científico: Tibouchina granulosa

"Gostei de plantar a árvore, pois ajuda na qualidade da água e na purificação do ar", informou Leonardo, que completou 9 anos no dia do plantio das mudas de árvores. "Se continuar assim, teremos mais árvores no nosso futuro, porque hoje tem muito desmatamento por aí", declarou Maria Eduarda, de 11. 

O Brasil é o segundo país com a maior cobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenas da Rússia. Entretanto, o desmatamento está reduzindo de forma significativa a cobertura vegetal no território brasileiro. São aproximadamente 20 mil quilômetros quadrados de vegetação nativa desmatada por ano em consequência de derrubadas e incêndios. Segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa Espacial, entre agosto de 2015 e julho de 2016, o desmatamento na Amazônia atingiu 7.989 quilômetros de extensão - quase 30% maior que o registrado no mesmo período anterior. 

"Daqui a alguns anos a gente vai passar pela praça e ver a árvore que eles plantaram. Orgulho para nós e também para eles, com certeza", declarou Nerezi Ferreira, servidora da autarquia, que veio acompanhada de dois filhos. "Eu acredito que fiz o bem pra natureza. Espero que a população preserve as nossas árvores", declarou Yohan, de 9 anos. 

A praça foi revitalizada pelo Semasa, com um investimento aproximado de R$ 110.000 (cento e dez mil reais), a fim de preservar a elevatória da rede de esgoto existente no local, com parceria da Secretaria Municipal de Urbanismo. 

Fonte: Assessoria de Imprensa - Luciana Leão. 

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais