Nesses dois últimos dias, a temperatura em Itajaí esteve bem elevada. A média registrada ficou em torno dos 30 graus. E todos sabem que quando chega o verão e o calor, o consumo de água aumenta bastante. Mas, os moradores de Itajaí podem ficar tranquilos! O nível de armazenamento de água nas Estações de Tratamento e nos Reservatórios do Semasa está acima dos 50%.

Segundo informações da monitora de saneamento e telemetria, nesta quinta-feira (28), às 16h, as estações e os reservatórios apresentavam o seguinte cenário: 

*ETA São Roque - 75% de armazenamento de água 

*ETA Arapongas - 78% de armazenamento de água 

*Reservatório do Morro da Cruz – 70% de armazenamento de água (importante levar em consideração que ele só enche, após o abastecimento de toda cidade). 

*Reservatório Cabeçudas- 80% de armazenamento de água (volume excelente considerando o horário). 

O único reservatório que está um pouco abaixo da capacidade é o da Praia Brava, com 20% de armazenamento, mas, no entanto, por ser um reservatório pequeno (250 metros cúbicos) e em função das bombas estarem operando com normalidade, a situação não preocupa a equipe técnica do Semasa. "Temos todos os sistemas de monitoramento via telemetria, onde todas as informações das unidades são monitoradas para que em qualquer eventualidade, a equipe de manutenção seja acionada o mais rápido possível, sem ocasionar problemas de abastecimento de água e/ou esgotamento sanitário", informa Tatiana Menteges – Monitora de saneamento e telemetria da ETA São Roque. 

Para garantir uma boa qualidade na pressurização da rede e na distribuição de água, o Semasa realizou a revisão e a manutenção das casas de bombas e a limpeza dos reservatórios e das Estações de Tratamento de Água (ETAs). Os pontos mais críticos, sujeitos a redução no abastecimento de água são as regiões das praias (Brava e Cabeçudas), mas, no entanto, nos últimos 3 anos, Itajaí foi uma das poucas cidades da região e até do estado que não apresentou problemas durante a temporada de verão. O alerta aos moradores é que economizem água, principalmente, nos horários entre 10h e 12h e das 15h às 23h, quando se percebe alto pico de consumo na cidade. 

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA