No Verão, toda atividade à beira-mar é mais do que agradável. Além de um ambiente de muito lazer e descontração, a praia pode ser também um local de terapia. Isso porque a água do mar é anti-inflamatória e além de ser fonte de muito relaxamento e diversão, pode auxiliar no tratamento de alguns males da pele, problemas respiratórios e do sistema nervoso, inflamações, entre outros. Para levar estes benefícios a turistas e moradores, uma das programações do Verão de Balneário Piçarras é a terapia gratuita à beira-mar, também chamada de balneoterapia, que inicia na quarta-feira (24/1), no Molhe Norte, próximo à descida da Avenida Getúlio Vargas.

A proposta é aberta para o público em geral e para todas as idades. “O projeto é a perfeita união de diversão e saúde. Tudo que uma temporada precisa para deixar o visitante mais feliz e satisfeito. Por isso, o apoio da Secretaria de Saúde tornou nossa programação de Verão ainda mais completa”, explica a Secretária de Turismo, Susan Correa.

A programação iniciará às 8h com sessão de terapia Lian Gong, que é uma técnica chinesa de alongamento. Cerca de 30 minutos depois será realizada a caminhada na beira-mar, em ritmo moderado, para que todos os participantes possam acompanhar. Após, a educadora física Irene Borba aplicará a hidroterapia. “A prática faz bem para o corpo e para a mente. Estimula a circulação sanguínea, diminuiu cansaço, auxilia o sistema linfático, a respiração e relaxa. É uma prática completa”, explica a naturóloga Priscilla Cardoso Jorge, uma das idealizadoras do projeto. A balneoterapia será realizada toda quarta-feira até o fim da temporada de Verão.

O projeto terapêutico iniciou há cerca de três anos com apoio da Secretaria de Saúde de Balneário Piçarras e já contou com a participação de centenas de pessoas, como a professora Teresa Regis Florisbelo, que marca presença desde a primeira edição. “Faço questão de participar, pois são exercícios leves, mas com efeitos muito bons. Senti melhora quase instantânea no equilíbrio, flexibilidade e ainda faz muito bem também para o aspecto mental”, conta.

 A proposta foi reconhecida nacionalmente em 2017, com o prêmio Mostra Brasil. Os interessados em participar não precisam fazer inscrição prévia. Basta se apresentar às quartas-feiras a partir das 8h, no Molhe Norte com roupas leves, protetor solar, viseira, água e muita disposição.

COMENTE ESSA HISTÓRIA