Mudanças físicas, emocionais e sociais, modificações nas relações frente à busca de autonomia e independência são alguns dos fatores que caracterizam a adolescência. Para que medidas de autocuidado e bons hábitos de higiene sejam mantidos nesta fase, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) lança, por meio do curso de Odontologia, no dia 9 de agosto (quarta-feira), o Projeto de Saúde Bucal do Adolescente. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Crescer e contemplará 94 jovens do Programa Protagonismo Juvenil, que os prepara para inserção no mercado de trabalho.

A palestra e dinâmica de abertura do projeto de extensão ocorrem nesta quarta-feira, às 16h, no auditório 3 do bloco F2, do Campus Itajaí, ministradas pela coordenadora do curso de Odontologia e do projeto, professora Mabel Philipps, e pelos alunos de Odontologia - Bárbara de Souza Marian, do 9º período, e Fernando Galli, do 5º período. Após, 24 adolescentes do programa seguirão para o atendimento clínico, sob condução de Mabel, docente de Endodontia e de Clínica Integrada e Atenção Integral à Saúde; e do professor Douglas Heil Júnior, professor de Clínica Integrada e Atenção Integral à Saúde, com atuação de 24 acadêmicos do curso de Odontologia da Univali, que serão orientados para abordagem humanizada, reflexiva, ética e de prática social.

Com este grupo, as atividades do projeto serão realizadas até dezembro. Haverá rodas de conversa, palestras sobre saúde bucal, orientações e atendimento clínico toda quarta-feira, das 18h às 22h, feito a partir de triagem para elencar casos prioritários de atendimento. A expectativa é contemplar o maior número dos 63 jovens inscritos para tratamento odontológico. O atendimento prevê procedimentos preventivos; cirúrgicos; endodônticos (lesões na polpa/ raiz do dente); e restauradores. Os casos mais específicos, se houver, serão encaminhados a outras clínicas de referência da Univali ou ao Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Univali.

"Nossa intenção é provocar neles o autocuidado e a melhora da autoestima, com ações educativas de promoção de saúde e com o atendimento odontológico", afirma Mabel.

O Programa Protagonismo Juvenil

O Programa do Instituto Crescer promove o protagonismo juvenil por meio de oficinas que vislumbram a qualificação para o mercado de trabalho, como um preparatório para o Jovem Aprendiz. O público possui de 14 a 18 anos de idade, está regularmente matriculado na rede pública de ensino, entre a última série do ensino fundamental e o 3º ano do ensino médio. Os 94 jovens selecionados são residentes dos bairros Centro, Cordeiros, Salseiros, São João e Espinheiros, de Itajaí.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais