Há três anos, o Sistema Único de Saúde passou a oferecer a vacina contra o HPV (papilomavírus humano), considerada a doença sexualmente transmissível mais comum. Ao todo, existem 150 tipos de HPV e a vacina é responsável por proteger contra quatro tipos, sendo dois deles de alto risco para o câncer de colo do útero. É também o quarto que mais causa morte de mulheres por câncer no Brasil. O último relatório divulgado pelo Instituto Nacional do Câncer estimou mais de 16 mil novos casos em 2016 de câncer de colo de útero e o número de mortes acima de 5 mil.

De acordo com o médico oncologista do Centro de Novos Tratamentos Itajaí, Giuliano Borges, além do câncer de colo de útero, o HPV também é um dos responsáveis pelo câncer de língua, pênis, vulva e canal anal. “ No geral, 90% dos casos de câncer de colo de útero estão relacionados ao HPV e o diagnóstico acaba sendo tardio, porém, se a mulher fizer regularmente o exame preventivo, é possível detectar precocemente”, explicou o médico. O problema é que as lesões ou o câncer em estágio inicial não trazem sinais ou sintomas. Outra curiosidade é que não existem exames de sangue que determinem a infecção pelo HPV. “ Então o recomendado é a prevenção e a imunização, no caso da vacinação disponível no SUS. A população deve ter atenção redobrada no momento de troca de parceiro ou parceira”, acrescentou.

A baixa adesão à vacinação preocupa o Ministério da Saúde, que em junho deste ano ampliou a faixa etária e agora vai imunizar meninos de 11 a 15 anos incompletos. Só em Santa Catarina, o ministério pretende vacinar pelo menos 175 mil dos 219,5 mil adolescentes. Já no público feminino, o total do público-alvo corresponde a 361 mil meninas com idade entre 9 e 15 anos, sendo que a meta é vacinar pelo menos 289 mil. A campanha nacional iniciou em 2014 e até agora mais de 26 milhões de pessoas foram imunizadas no país.

Em Itajaí, para ampliar esse número, o município iniciou uma campanha de vacinação nas escolas, feita pelas unidades básicas de saúde em parceria com a Secretaria de Educação.

Fonte: Assessoria de Imprensa - Multimídia.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais