Vereador Thiago Morastoni protocolou requerimento ao governador pedindo mais policiais civis para atuar nessa área na DIC

O setor que investiga roubos de cargas na Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Itajaí necessita de urgente reforço no efetivo policial. Segundo dados da própria divisão, o município registra entre 30 e 40 ocorrências dessa natureza por semestre. Contudo, apenas dois policiais estão disponíveis para atuar nesses casos.

Por conta dessa crescente demanda, o vereador Thiago Morastoni (PMDB) protocolou uma solicitação de reforço. O requerimento pede que o secretário de Estado da Segurança Pública, César Grubba, e o governador Raimundo Colombo se sensibilizem para essa carência e destaquem mais policiais civis para a DIC de Itajaí.

"Por sermos uma cidade portuária, as cargas movimentadas dentro do município e na região são um grande chamariz para quadrilhas especializadas em roubos de cargas. Não podemos ficar à mercê dos criminosos", comenta Thiago Morastoni.

No primeiro semestre deste ano, 12 pessoas foram presas por roubo de cargas pela DIC de Itajaí. Ao todo, a divisão conta com nove policiais apenas, sendo que dois são destacados para investigar roubos de cargas. Uma investigação minuciosa e nem sempre fácil de ser concluída.

A defasagem de efetivo na DIC Itajaí precisa ser freada o quanto antes, uma vez que segue na contramão nacional. Em grande parte dos estados brasileiros, por exemplo, existem delegacias especializadas na apuração de roubos de cargas. "Enquanto isso, numa das principais economias de Santa Catarina, sequer conseguimos contar com efetivo suficiente", complementa o vereador.

O requerimento do vereador Thiago Morastoni foi encaminhado para votação em plenário e após aprovado será remetido ao governo do Estado.  

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277


COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais