Recentemente o Ministério da Justiça e Segurança Pública divulgou que destinará, em seu orçamento para 2018, R$ 45,9 milhões para a construção de cinco novas unidades prisionais. Na lista está a cidade de Itajaí, cujo investimento inicial seria de R$300 mil. O assunto gerou polêmica, ao ponto de um grupo de seis vereadores criar um abaixo assinado para evitar tal construção na região

Enquanto de um lado o secretário de Segurança de Itajaí, Francisco José da Silva vê com bons olhos a possibilidade da vinda de um presídio de segurança máxima, do outro lado, vereadores acreditam que a obra trará mais insegurança para a cidade, além de prejudicar a vocação turística do município. 

De acordo com o secretário de segurança,  até o momento, há apenas um projeto em estudo do Ministério da Justiça para implantação de uma penitenciária federal em Itajaí. "É preciso verificar quais são as exigências do governo e quais as contrapartidas que o município receberá se receber a unidade prisional", afirma. O secretário explica que a intenção do Governo Federal é instalar a penitenciária na atual estrutura do Complexo da Canhanduba. 

Vereador é contra

O vereador Fabrício Marinho contraria recente depoimento do secretário Francisco em relação ao aumento do efetivo policial na região e novas vagas de emprego, caso se concretize a obra. "Não consigo ver nenhum pró nesta situação. Falam também em criar vagas de trabalho. Com 22 milhões de Reais (custo médio para uma construção desse porte) construímos várias escolas e postos de saúde e também geramos vários empregos diretos", comenta Marinho.

O vereador argumenta que a obra aumentaria a periculosidade, com a vinda da cúpula do crime para Itajaí. "Pensa quanta gente se mudaria para cá. Além disso, já temos o Complexo Estadual da Canhanduba por aqui. Das cinco cidades escolhidas, apenas Itajaí tem potencial turístico. Não consigo entender a escolha da cidade", conclui. 

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais