Balneário Camboriú/SC - Valdir Cechinel Filho, professor, pesquisador e vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), recebe, no dia 6 de fevereiro, Moção de Congratulações pela conquista da Comenda de Mérito do Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (Crub).

A Comenda, que premia profissionais ou instituições que tenham contribuído para o efetivo desenvolvimento da Educação Superior Brasileira, foi recebida, no dia 2 de outubro, durante a 6ª edição do Fórum de Reitores do Crub, realizada em Balneário Camboriú.

Natural de Urussanga, em Santa Catarina, Cechinel é mestre e doutor em Química Orgânica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Além disso, é pesquisador 1 do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

É também coordenador internacional da Rede Iberoamericana de Estudo e Aproveitamento Sustentável da Biodiversidade Regional de Interesse Farmacêutico (Ribiofar) e da Rede Iberoamerricana de Investigação em Câncer (Ribecancer), ambas apoiada pelo CYTED e CNPq.

Como pesquisador, atua, ainda, como editor associado e assessor científico para inúmeros periódicos especializados. É autor de diversos livros, capítulos de livros e de mais de 350 artigos científicos publicados em periódicos especializados nacionais e internacionais, além de oito depósitos de patentes nacionais e internacionais. Ele, também, participa ativamente na formação de recursos humanos com mais de 50 dissertações de mestrado e teses de doutorado orientadas.

A moção, proposta pelo vereador Walter Baldi, será entregue, às 18h30, durante a 1ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Itajaí, que será realizada no Plenário da Câmara, no bairro dos Estados, em Balneário Camboriú.





COMENTE ESSA HISTÓRIA

Exibir mais