O vereador Calinho Mecânico (PP) é o autor do Requerimento nº 318/2017, aprovado com 15 votos favoráveis. O parlamentar pede ao Fórum Parlamentar Catarinense no Congresso Nacional que seja elaborado um projeto de lei que conceda a Itajaí o título de Capital Nacional da Pesca.

JUSTIFICATIVA:

Estudos históricos revelam que a vocação para a pesca em Itajaí surgiu ainda no Brasil colônia, quando em 1820, D. João VI mandou trazer famílias de tradicionais pescadores portugueses da cidade de Ericeira para colonizar o litoral de Santa Catarina. Por isso, Itajaí é conhecida como a capital brasileira da pesca. Abriga cerca de 50 empresas beneficiadoras que produzem mais de um milhão de latas de sardinha e atum por dia. São 250 armadores e uma frota 500 barcos que respondem por 20% da produção brasileira de pescados, estimada em 500 mil toneladas ao ano. A produção pesqueira de Itajaí está concentrada na captura do atum, da sardinha e do camarão. Cerca de 15 mil pessoas trabalham direta e indiretamente na indústria da pesca na cidade. A cultura pesqueira esta enraizada na história do povo de Itajaí, nos meses de outubro, é realizada a Marejada, Festa Nacional Portuguesa e do Pescado. O prato típico é a sardinha assada, com muita música, danças típicas e manifestações folclóricas, que atraem milhares de visitantes de todo o país. Nos meses de julho acontece a Festa da Tainha, pescado típico da região, muito apreciado, e responsável por boa parte da economia pesqueira nos meses de junho e julho. Estas são grandes festas de encontro de todas as classes para celebrar o pescado que faz parte da nossa economia e da nossa cultura.

Além disso, o município possui vários atrativos que incentivam a população ao hábito do consumo de peixe. O Mercado Histórico Municipal do Peixe, localizado no centro do município possui várias bancas de peixe com diversas espécies a venda. A Via Gastronômica de Itajaí, conhecida como Beira Rio, possui vários restaurante de frutos do mar, muito frequentado por turistas. O município também através do Caminhão do Peixe presta um serviço de popularização do produto do nosso porto pesqueiro, o maior do país, a toda população.

Diante do exposto solicita-se aos Parlamentares Federais de Santa Catarina, que vistam esta bandeira a fim de representar o Povo de Itajaí no cenário Nacional, realizando Projeto de Lei que conceda ao município de Itajaí o título de Capital Nacional da Pesca.

O que você achou desta notícia? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.

Quer receber as notícias em primeira mão?

Participe do nosso canal no Telegram:

https://t.me/manchetedovale (@manchetedovale)

Entre em contato também pelo WhatsApp: (47) 9 9969-1277



COMENTE ESSA HISTÓRIA